terça-feira, 5 de abril de 2011

UMA DÉCADA DE FENERD



Impressionante como o tempo passou e quase sem percebermos chegamos à décima edição do FENERD - Festival Nordeste de Dança de Rua, o evento nasceu de forma simples como arte das ruas e tornou-se ao longo dos anos um dos maiores concursos do gênero dança de rua do norte/nordeste, descobrindo, revelando e divulgando novos e veteranos talentos da dança de rua nordestina.

Surgido em Cajazeiras, interior do Estado da Paraíba, no ano de 2002, ao longo desses dez anos, o FENERD se tornou o grande responsável por um dos maiores intercâmbios culturais entre a região norte/nordeste do Brasil. Servindo de parâmetro para diversas cidades. Hoje, graças a deus atinge quase todo o país, principalmente o eixo sul e sudeste.

Uma das novidades do festival esse ano é a inserção da categoria de B.boy e da mostra de vídeo dance na grade de programação do 10° FENERD, além de contar ainda com palestras, debates e workshops, todos voltados na linha didática e pedagógica.

Enfim, é uma competição que valoriza e incentiva a troca de experiências, técnicas e informações entre convidados, participantes e o público geral.

Projeção Nacional

Ano passado o FENERD, deu um salto qualitativo com a vinda dos coreógrafos com experiência nacional e internacional Valdemar Santos de Teresina-PI e Marcelo Cirino da cidade Santos-SP. Esse ano a coordenação do 10° FENERD, estarão trazendo seis profissionais das mais diversas regiões do país sendo três pro júri do B.boyng e mais três para à competição principal do festival, a de dança de rua.

Competição de B.boyng:

A competição terá o formato de 1 VS 1. A forma de competição será diferenciada vai contar com 32 B.boys competindo divididos em oito grupos com quatro B.boys em cada um.

Competição de Vídeo Dance:

Essa categoria é inovadora, pois o FENERD será o primeiro festival no Brasil a inserir essa categoria, vai ser uma competição virtual de dança de rua onde qualquer dançarino(a) e grupos de todo o Brasil podem se inscrever.

Com isto tudo, o público e envolvidos no evento poderão ter a plena certeza de resultados justos e um verdadeiro intercâmbio de idéias e técnicas que acontece tanto nos workshops ministrados por profissionais quanto nas palestras e espetáculos que serão apresentados.

Joel Santana - Idealizador do FENERD.

0 comentários:

Postar um comentário