quinta-feira, 29 de março de 2012

II SEMANA DA DANÇA DE IGUATU-CE

"II Semana de Dança” é um projeto destinado aos grupos, bailarinos e professores de dança inicialmente para o, município de Iguatu e cidades circunvizinhas, mas com planos futuros de extensão para todo o estado do Ceará. Tem como objetivo maior a disseminação da arte para preciação da população e artistas de forma geral, bem como comemoração do Dia Mundial da Dança, divulgar através da própria arte.Com realizações de oficinas, palestra, debates seguidas de apresentações artísticas com grupos da cidade e de outros municípios .


Data: 23 de abril até 28 e Abril!

Inscrições para apresentação dos grupos no dia 28 de abril no Teatro Pedro Lima Verde ás 19h:
Local de Inscrição: Stúdio de Dança Glêbia Alexa
Horário:  7h ás 10h e 15h ás 20h
Data:  28 de março até o dia 10 de abril
obs: O grupo que for e outra cidade pode enviar a inscrição para o e-mail: nbr_profesora@hotmail.com.br 

Inscrições para as oficinas do dia 23 a 27 de abril no Stúdio de Dança Glêbia Alexa:
Local de Inscrição: Stúdio de Dança Glêbia Alexa
Horário: 7h ás 10h e 15h ás 20h
Data: 02 até 20 de abril
Valor da Inscrição: 5,00 (cinco reais)  
obs: o valor da inscrição 5,00 (cinco reais) você paga e tem direito a fazer todos os cursos, debate, passeata, assistir as apresentações e ganha o  certificado no dia 28 de abril no Teatro Pedro Lima Verde.

O quem for e outra cidade pode enviar a inscrição para o e-mail: nbr_profesora@hotmail.com.br 

Lembramos que as fichas de inscrições para as oficinas vão esta disponíveis a partir do dia 02 de abril.

Para Mais Informações:
088 9712 4768 / 9656 5606 / 8801 4769 / 3582 0679
www.studiodedancaglebiaalexa1.webnode.com.br 


domingo, 11 de março de 2012

DANÇAS URBANAS NO BRASIL: o tempo muda

Hoje, a conhecida geração “youtube” a nova geração de dançarinos, apelidada assim pela geração anterior nem imagina como eram os eventos de dança há algum tempo.

Há 12 anos, os grupos andavam uniformizados como cheerleaders, tinham gritos de “guerra” e levavam as competições como verdade batalhas navais. Cada titulo era considerado pelos grupos como verdadeiras conquistas, motivo para se orgulhar por anos.
Lembrando que essas competições eram coreográficas, nada de batalhas ou distinção de estilos de dança. A categoria “dança de rua” tinha apenas um estilo, cercados pro acrobacias, simétricos e ginásticos, nada parecido com o que temos hoje.
Vocês devem estar se perguntando como eles obtinham informações? Como mantinham contato com os dançarinos dos outros grupos.
As informações vinham através de fitas VHS e os contatos com os dançarinos dos grupos concorrentes quase não existiam. Mas, quando havia, geralmente era via correio. Nada de internet.
Depois de algum tempo, com a chegada da internet, os grupos já haviam criado algum conceito comportamental, já não estavam mais fechados e mantinham uma certa amizade com os demais. Naquela época, havia apenas um site e os fóruns do mesmo pegavam fogo com comentários anônimos. A partir daí, consolidação de discussões de estilos de dança.
Os grupos que dançavam estilo Marcelo Cirino ou Octávio Nassur. Alguns denominam break em cima e break em baixo, haviam os que chamavam de popping de braak, o que acontece até hoje.
Quem dançava com hause music e movimento acrobáticos, denominavam estilo “Miami”, enquanto quem dançava com hip hop denominava-se “charme ou soul”. Não faço idéia como as pessoas chegaram a tais nomes para definir as danças urbanas.
Eram apenas rumores, nada com embasamento teórico que me faça ter certeza para contar a vocês. Isso eu deixo para os que vieram antes de mim.
Dentre varias coisas que hoje vocês devem estar horrorizados em ler, existia muita coisa boa na época, tais como: antes do youtube nós precisávamos ir aos cursos e fazer aulas pra saber como foram, existiam cursos que duravam a semana toda e sempre lotados, quem julgava eventos e ministrava aulas eram apenas professores com vasta experiência profissional e nos grupos você via preocupação em montar a coreografia com figurinos e desenvolvimento conforme o nome de suas coreografias.
Para quem dançou nessa época, ver as pessoas, hoje, reclamando por falta de informação chega até ser engraçado. Atualmente, com a globalização, ficou muito mais fácil obter informações, não só as antigas como atuais. Hoje, temos aulas com criadores e temos brasileiros participando de campeonatos e mega produções mundiais.
Vale lembrar que existiam pessoas que já tinham as informações corretas. Esse texto é a descrição de fatos vividos pela grande massa do movimento das evoluções dos festivais.
Por Suzana Amaral

1º Festival de Dança, Solo, Duo e Trio, dia 12 de maio de 2012.

A 1ª edição do Festival de Dança de Solos, Duos e Trios é uma realização do Grupo Dança de Rua da Paraíba, com a produção da Santana Produções & Arte. A grade de programação do festival irá contar com duas oficinas sendo nas modalidades: Ballet Clássico e Contemporâneo para os inscritos no evento e população geral. O evento e de caráter competitivo nas categorias: solos, duos e trios. O festival será realizado dia 12 de Maio no Cajazeiras Tênis Clube a partir das 19h:30. E contará com apoio as prefeitura municipal de cajazeiras através da secretaria de cultura do município e empresariado local.
JURADOS

Vando Rodrigues
Diretor e Coreógrafo da Companhia Alumiar de Dança;
Membro do Conselho Estadual da Cultura – CEC;
Produtor Artístico Cultural da Região Centro Sul e Vale do Salgado;
Artesão, Compositor, Coreógrafo, Bailarino, Ator, Diretor, Artista Plástico;
Presidente do Fórum da Cultura e do Turismo da Região Centro Sul e Vale do Salgado – FÓRUMCENTROVALE.

Roberto Krumping
Dançarino desde 2002, integrante do Grupo Dança de Rua da Paraíba desde 2005, participa de vários festivais de dança de nível inter- estadual.
2°, 3° e 4º BATALHA DANCE-2008, 2009 e 2010 Acopiara-CE;
FENERD-Festival Nordeste de Dança de Rua-Cajazeiras-PB;
1º PARAIBA EM DANÇA-2011 Cajazeiras-PB;
3° Festival de Dança de Rua 2010 Pereiro-CE;
1° Festival a Cara das Ruas 2012 Iguatu-CE;
Fez cursos com: Marcelo Cirino-Santos-SP; Alexandre Snoop-Ribeirão Preto-SP.

Nayane Rodrigues
Fez cursos nas aéreas de Jazz Dance, Ballet Clássico, Contemporâneo, Dança Popular e Dança de Rua;
Coordenadora Coreógrafa e Bailarina da Cia. Foco Iguatu-CE;
Professora de Dança do Stúdio de Dança Glêbia Alexa Iguatu-CE;
Coreógrafa e Bailarina do Espetáculo “Noite” realizado pelo Stúdio de Dança Glêbia Alexa Iguatu-CE;
Idealizadora e Diretora do Projeto Semana da Dança de Iguatu-CE.

Jonailson Lima
Estudante de Edificações, 24 anos, oito deles dedicados a dança de rua e ao grupo DRP – Dança de Rua da Paraíba, por onde foi vitorioso em vários festivais que participou, ex-coordenador do FENERD – Festival Nordeste de Dança de Rua, criador do blog Dança Cajazeiras, o primeiro blog da cidade de Cajazeiras a divulgar a dança de rua, sendo visto por mais 30 países, fez oficina com Alexandre Snoop da Cia Dança de Rua de Ribeirão Preto, da cidade de Ribeirão Preto-SP.
Eventos e Festivais em que participou:
4°, 5º e 6º CHAMA - Festival de Talentos em Cajazeiras-PB;
5º e 7º Festival Inter-Estadual de Dança de Rua de Umarí-CE;
2° e 3º Festival Inter-Estadual de Dança de Rua, Acôpiara-CE;
1° Dança Cajá, Cajazeiras-PB;
10ª, 11ª e 13ª Mostra Estadual de Teatro e Dança, João Pessoa - PB;
1ª Mostra de Artes Cênicas em Triunfo-PB.
2º Balaio Cultural, Queimadas-PB.

domingo, 4 de março de 2012

Street Culture, dias 09, 10 e 11 em Riberirão Preto-SP

O Teatro Municipal de Ribeirão Preto nos dias 09, 10 e 11 de março de 2012, onde se apresentarão grupos de diversas partes do Brasil e também pela primeira vez o evento recebera três grupos vindos direto do Paraguay para participar das competições e do workshop com três professores que será realizado no SESC Ribeirão Preto no dia 10 de março a partir das 10 horas, e as batalhas de equipe de B.boys realizadas pelo Cidade VS Cidade no CSU da Vila Virginia. Os grupos e dançarinos vencedores se classificam para o World Hip Hop Championship de LAs Vegas USA. O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto.

Ingressos Teatro: R$ 10,00 reais (Limitados)

Rodrigo Araujo - Coordenador do Evento