terça-feira, 19 de julho de 2011

Salvador recebe final latino-americana da Red Bull BC One 2011

Participam da disputa os 16 melhores B.Boys da América Latina, entre eles quatro brasileiros. O campeão representará a região na final mundial marcada para novembro em Moscou, Rússia.
A capital baiana será palco da final latino-americana do Red Bull BC One no dia 30 de julho (sábado), às 18h. Realizado desde 2004, o campeonato é conhecido pelo seu formato de disputas homem a homem ao reunir 16 B.Boys em duelos mata-mata. Quem perde uma batalha é automaticamente eliminado até restar o grande campeão. O primeiro lugar em Salvador representará a América Latina na finalíssima mundial, marcada para novembro em Moscou, Rússia.
Integram o elenco da final latino-americana quatro brasileiros – os B.Boys Dan (Curitiba/PR), Denis (Fracisco Morato/SP), Kleson QDM (Brasília/DF) e Kapu (Belém/PA) -, além de representantes da Argentina, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Honduras, México, Peru e Venezuela. O cenário da batalha será o icônico Forte de Santo Antônio Além do Carmo, construído na segunda metade do século 17. A fortaleza, que serviu até de prisão no passado, é hoje conhecida também como Forte da Capoeira ao reunir grupos de diferentes vertentes desta tradição secular num único lugar. O fato de a Capoeira fazer parte do DNA da cidade foi ponto fundamental para a escolha de Salvador como o endereço da final latino-americana do Red Bull BC One.

Capoeira e B-Boying são cenas completamente diferentes; mas que estabelecem um diálogo de grande beleza e impacto toda a vez que um b-boy busca inspiração nos movimentos da Capoeira para apresentações surpreendentes. Este, por exemplo, é o caso do atual campeão mundial do Red Bull BC One, o B-Boy brasileiro Neguin, de Cascavel/PR, que irá à Rússia defender o título – e estará presente em Salvador como convidado especial.
A entrada será 1 quilo de alimento não perecível. Portões abertos a partir das 16h. A aprsentação ficará a cargo do B-Boy e MC Mr-Fe, de São Paulo, que divide a curadoria da final latino-americana com o B-Boy Bispo SB.
Fotos (c): Red Bull Content Pool=Red Bull BC One Qualifier Salvador|30/07/2011, sábado| Horário: 18h|Entrada: 1 quilo de alimento não perecível| Abertura dos portões: 16h/ Capacidade: até 700 pessoas| Endereço: Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio s/n – Salvador. redbull.com.br
B.Boys estrangeiros e juízes: Além dos brasileiros, participam desta disputa os B.Boys 2U (Peru), Allan (Honduras), Arex (Colômbia), Dan (Curitiba/ PR – Brasil), Denis (Francisco Morato/ SP – Brasil), D.M (Colômbia), Kapu (Ananindeua/PA – Brasil), Kleson QDM (Brasília/ DF – Brasil), Lil G (Venezuela), Gato (México), Hill (México), Ninja (Bolívia), Panxo (Chile), Salo (Venezuela), Sisto (Argentina) e Wolverine (El Salvador). Os juízes serão os B.Boys Born (Coréia do Sul) e os B.Boys do Red Bull BC One All Stars Ronnie (EUA) e Pelezinho (Brasil).
B.Boys Brasileiros:B-boy: DAN| Nome real: Daniel Olímpio Gonçalves | Idade: 27| Cidade natal: Guarujá (SP)| Cidade atual: Pinhais (PR)| Crew: Flying Boys Crew= Graças ao irmão, Dan descobriu seu talento para os power moves e foot work que fazem parte do b-boying. Aliás, foot work é a sua marca-registrada desde os tempos em que começou, ainda no ano 2000, na esquina da rua onde morava. Depois de vencer a Cypher do Red Bull BC One em Curitiba, chegou a hora de fazer as malas para mais uma etapa: disputar o primeiro lugar do Red Bull BC One Qualifier Salvador. Na competição, ele representará a região sul do Brasil, uma das mais desenvolvidas da cena B-boying nacional. “Lá, a cena está bem consolidada, com várias crews de qualidade, boas escolas e vários resultados em campeonatos”. O b-boy já conquistou o primeiro lugar em diversas batalhas. Só de 2007 até 2011 foram sete até o momento. Dan define o seu estilo como rápido, original e dinâmico; e espera que a experiência em Salvador seja um misto de confraternização – e boa disputa – com os demais participantes. Dan estuda Educação Física e pretende seguir este caminho no futuro, com foco na pesquisa de estilos e dinâmicas urbanas.
B-boy: Denis= Nome real: Denis Giaconto dos Santos| Idade: 22| Cidade natal e atual: Francisco Morato (SP)|Crew: Nossa Crew=Para Denis, o frio na barriga antes da disputa é sempre uma certeza. O b-boy é um dos participantes brasileiros do Red Bull BC One Qualifier Salvador, classificado depois de disputar eliminatória na cidade de São Paulo, onde venceu 16 b.boys de diferentes estados do Brasil e colocou a pequena Francisco Morato no mapa do b-boying nacional. Prevaleceu o seu estilo recheado de saltos e top rocks, que tem como fonte de inspiração outro brasileiro, o b-boy Neguin; atual campeão mundial do Red Bull BC One. Looking, house dance, freestyle, danças de salão e até elementos do balé clássico estão entre os estilos que Denis também usa como repertório em suas apresentações. Já respeito, disciplina e humildade são as três palavras que usa como exemplo para formar um grande b-boy. Perguntando sobre qual recado daria aos seus colegas de profissão, o b-boy lança estas palavras cheias de inspiração: – A cada passo dado na arena, que seja feito como poesia para os olhos de quem os vê.
B-boy: KAPU=Nome real: Ronielson da Silva Araújo |Idade: 25|Cidade natal e atual: Ananindeua (PA)|Crew: Amazon Crew= Em ação, Kapu impressiona pela força física e complexidade de movimentos, que tem a Capoeira como principal referência. O primeiro passo no B-boying foi em 2002 quando assistiu pela primeira vez, ainda no colégio, uma performance ao vivo. Dali em diante, começou a treinar cada fundamento com os amigos do bairro, e a fusão com os elementos da Capoeira surgiu naturalmente. Aliás, seu nome na cena, Kapu, nasceu de uma abreviação da palavra Capoeira. “As suas raízes são muito importantes. Não gosto quando vejo b.boys do Brasil tentando dançar como outros b.boys espalhados pelo mundo. Precisamos da nossa originalidade e da nossa identidade como brasileiros”, diz ele que integra a Amazon Crew de Belém do Pará. Participar do Red Bull BC One Qualifier Salvador é mais um passo nesta trajetória de sucesso, que já contabiliza diversos títulos. “Participar do Red Bull BC One é um sonho transformado em realidade. Não vejo a hora de encontrar meus colegas aos quais admiro e respeito muito”, resume ele que ressalta estar sempre preparado para ganhar cada batalha pela frente.
B-boy: Kleson QDM=Nome real: Kleson Silva Moreira| Idade: 21| Cidade natal: Iguaí (BA)|Cidade atual: Brasília (DF)|Crew: Quebra de Movimento=Depois de vencer a Cypher do Red Bull BC One em Brasília, Kleson QDM expressa o que significa a sua classificação para a qualifier latino-americana em Salvador. “Minhas expectativas são as melhores possíveis! É um sonho que abraço com todas as forças!” Na arena, seu estilo exibe top rock, foot work, power moves, tricks e combo. A ansiedade dos momentos antes da disputa servem de combustível para a sua performance. “Danço sempre como se fosse a última vez”, diz. O B-boying entrou em sua vida aos 13 anos ainda no colégio, observando a galera que arriscava alguns passos nos intervalos das aulas. Kleson é figura ativa na cena hip hop da sua cidade, que considera uma das mecas do B-boying brasileiro. “A galera gosta muito do que faz aqui. Acredito que os melhores b.boys do país estão no Distrito Federal”. E ele faz a sua parte para endossar a boa fama da cena local. Desde 2007 até hoje, foram mais de dez títulos em competições regionais, além do Red Bull BC One Cypher. O segredo para o sucesso? “Humildade, disciplina e otimismo”, resume.
Curadores: Bispo SB: Com nome artístico de Bispo SB, José Bispo de Assis é figura ativa e um dos principais nomes da cena hip hop no país desde o final dos anos 80. Naquela época, ajudou a formar o grupo Street Breaker´s Crew que tem como fonte a cultura hip hop com sua música, arte, dança e ideologia. É especialista nas danças urbanas Popping, Locking e Breaking, realizando palestras, aulas, eventos e espetáculos. Entre inúmeros projetos, é o produtor e idealizador do Master Crews. Maior evento de Breaking da América Latina e um dos mais importantes de culturas urbanas, o Máster Crewsaster Crews é realizado há mais de 10 anos no Brasil.
Mr-FE: Sua história com a cultura hip hop completa 20 anos em 2011. B-boy, escritor, produtor, organizador de eventos como o Máster Crew, e profundo pesquisador da cultura urbana e hip hop, Fernando Moratore, o Mr-Fe – diz-se Mister Fê – é o apresentador da batalha de b.boys no Forte da Capoeira. Fê exercita a faceta MC em batalhas de b-boy já faz um tempo; preenchendo uma lacuna da cena local que possui poucos MCs especialistas em B-boying, portanto, capazes de assumir esta responsabilidade com desenvoltura. Como B-Boy integra a Street Breaker´s Crew de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário