sábado, 1 de janeiro de 2011

Em Cajazeiras-PB também tem dança de rua, curta um pouco de sua história.


Cajazeiras e sua história no hip hop

Cajazeiras é hip hop no alto sertão paraibano? A cidade vem observando o crescimento e o fortalecimento da dança de rua, o movimento completa seus vinte anos em plena atividade, o hip hop chegou à cidade de Cajazeiras não muito longe da realidade de outros estados, por meio de filmes e vídeo clipes que transformou o comportamento e a maneira de pensar dos jovens da época, surgiam às primeiras manifestações e os primeiros grupos de dança de rua como Agito Jovem, Arrepio, Rep Cobra dance e os Garotos do Funk que mudariam o nome para Laygon Dance.
A cidade passou a ter encontros e eventos sobre a cultura hip hop, esses grupos começariam a ser chamados para defender seus colégios nas gincanas escolares que agitava o meio estudantil, quebrava-se assim a paradigma de dizer que aquele estilo não era dança, caravanas se formavam entre os grupos que seguiam para fazer eventos em outras cidades expandia-se assim essa cultura urbana. Dj Chicão chegaria a Cajazeiras no mesmo tempo do aparecimento dos grupos, trazendo novidades musicas opções que contribuíram para composição de novas coreografias, grupos começaram a surgir a exemplo do Dragon Dance que em seguida se chamaria  MC’s, o Street Dance, o Máster Boys e o Acrópoles. Festivais competitivos no estado do Ceará despertou o interesse dos grupos de irem competir e concorrer ao premio em dinheiro, onde o grupo Laygon se destacou até o ano de 2001 nesses festivais e em outros organizados em Cajazeiras.
O primeiro grupo de Dança feminino foi criado com o nome Mausoléu, as garotas dançavam ao som do rep carioca do cd rep Brasil passando mensagens positivas por meio de suas performances, o movimento foi crescendo e ganhando novos adeptos programas sociais, escolas públicas e particulares começaram a contratar os profissionais da dança de rua para dar oficinas aos alunos, a sociedade cajazeirense passou a enxergar a contribuição social que esses grupos prestavam a cidade pondo quase cento e cinqüenta adolescentes a praticar uma atividade artística cultural ao invés de estarem em conflito com a lei. Depois de uma década alguns grupos começaram a se desfazer, muitos por necessidade de trabalhar outros por intriga formada por dançarinos, os que resistiram montaram seus próprios grupos, surgia então o grupo Unity Boys e o Energy que incendiou a zona norte de Cajazeiras com muita dança, mas que em poucos anos acabaria e boa parte dos integrantes formou o grupo Dança de Rua da Paraíba, os Sirius e o grupo Airon Dance.
Para nossa surpresa um grupo de dança de rua gospel foi formado por jovens da igreja São José com o nome FUNJAIF que depois se chamaria Servus com isso os MC’s se tornaria o mais antigo grupo em atividade, os mais jovens em atividade são os grupos: Dança de Rua da Paraíba, Servus, Nova Face e o UJP Break que surgem dentro das novas tendências da dança de rua. 
Foi criada a Associação Cajazeirense de Dança que completa seus sete anos, surgiu com o intuito de unir todos os dançarinos num bem coletivo. Festivais se despontam no meio cultural como o Chama - Festival de Talentos, o FENERD (Festival Nordeste de Dança de Rua), o Festival de B. Boys do Alto Serão e o Festival D’Rua do Alto Sertão Paraibano com o incentivo cultural do Governo Federal e Municipal.
E não para por ai a dança de rua e destaque em nível de Nordeste além de servir de tese para o Doutorado da Doutora Nadia Jane de Sousa, da cidade de João Pessoa, onde Investigou o universo da dança de rua, Hip Hop, na cidade Cajazeiras, Ela focalizou a influência da mídia na construção das identidades juvenis, observando as estratégias criativas diante dos processos de mercantilização cultural. Abordou o fenômeno do hip hop como uma modalidade de criação de redes de “educabilidade”, comentou o jornalista Claudionísio.  São esses e outros méritos que Cajazeiras é realmente hip hop no alto sertão paraibano.
Por Janduy Cassemiro

0 comentários:

Postar um comentário