segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

“FORA DO COMUM” É O NOVO TRABALHO COREOGRÁFICO DE JOEL SANTANA


O diretor e coreógrafo do Grupo Dança de Rua da Paraíba – Joel Santana - acredita e aposta na inserção de técnicas contemporâneas e orientais no hip-hop, em seu novo trabalho, que deve estrear no primeiro semestre de 2011, ano em que o Grupo DRP completa nove anos, Santana adianta: “Estou desenvolvendo uma nova coreografia, com movimentos diferenciados, baseados em técnicas contemporâneas e orientais. Não vou me desmembrar da dança de rua, mas quero e vou inserir no hip-hop elementos dessa cultura”. Finaliza.

Idealizador do FENERD - Festival Nordeste de Dança de Rua, sendo o único no gênero a ser realizado por nove anos de forma ininterrupta na região, Joel Santana é um dos maiores nomes da dança de rua no Norte-nordeste brasileiro, onde iniciou no movimento nos anos 90:

“Recordo-me que no início dos anos 90 havia muito preconceito e descriminação, pois as pessoas achavam que dança de rua não era arte, pois era muito difícil fazer dança de rua na cidade de Cajazeiras; hoje em dia é bem mais fácil, graças ao advento da internet, pois, através dela, conseguimos a sensibilidade de alguns empresários, apoio da mídia e do poder público, mas ainda temos uma grande dificuldade em fazer dança de rua na cidade de Cajazeiras”. Relembra.

Segundo Joel Santana, a participação do grupo Dança de Rua da Paraíba nos festivais de dança, dentro e fora do eixo da Paraíba e as consecutivas vitórias contribuíram no aumento contínuo do movimento da dança de rua em Cajazeiras.
“Tenho visto que o governo federal criou várias leis de incentivo á cultura, mas em relação ao âmbito estadual e municipal deixam a desejar, pois as políticas públicas caminham vagarosamente. Comenta-se muito em inclusão social, mas, na prática, atividades como a arte da dança de rua, que se identificam mais com os jovens, ainda são pouco valorizadas”. Lamenta.

0 comentários:

Postar um comentário